Desde abril, eu e Rita assumimos a direção do Ibase. Conforme o previsto, desafios múltiplos e variados nos são apresentados cotidianamente. A conjuntura política é, certamente, fonte inesgotável de questionamentos e chamados à ação. Somos igualmente convocados a nos juntar aos vários esforços de resistência contra o desmonte de políticas e valores democráticos e a pensar em alternativas para o futuro.  A resistência é necessária, mas pensar o novo nos fortalece e desafia simultaneamente.
“Arrumar a casa” e descobrir que novos desafios o Ibase deve enfrentar também estão na pauta de nosso dia-a-dia. Conciliar a ação política com o uso inovador da comunicação é algo que o Ibase sempre fez muito bem. O desafio agora é utilizar todo o potencial das mídias digitais sem se deixar soterrar pela “esfera pública” autorreferenciada que essas mídias tendem a criar em torno de si mesmas, subvertendo a importância dos temas e questões urgentes de que tratamos.
O novo boletim informativo do Ibase tem esse desafio. Seu conteúdo quer expressar nossas escolhas políticas e nosso compromisso com a sociedade civil organizada, com as organizações que vêm da base, com o que chamamos de “a cidadania ativa local”. Porque apesar da crise e do golpe, organizações e movimentos sociais variados se mantém firmes no questionamento, na crítica e na busca de um melhor viver e de um país melhor.
Nos próximos meses, deveremos falar de novos projetos e iniciativas e de ações que aprofundam o que já fazemos. Queremos compartilhar isso com vocês e, cada vez mais, oferecer-lhes informação que os mobilizem, seja pela indignação, seja pela solidariedade. Há um mundo enorme de lutas que você precisa conhecer.  Nosso trabalho está apenas começando e compartilhá-lo com vocês é o passo inicial para gerar as mudanças de que o Brasil tanto precisa.
Um abraço,
Athayde Motta
diretor executivo do Ibase

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »