Notícias

Novo projeto coloca mulheres negras no centro da luta contra o racismo e o machismo

Na última sexta-feira (28) foi feita a primeira reunião do projeto “Mulheres Negras Fortalecidas na Luta contra o Racismo e o Machismo”, que tem como um dos objetivos principais empoderar grupos de mulheres e jovens negras para o enfrentamento de violações de direitos humanos. Para isso, o grupo visa criar espaços de trocas e diálogos e fortalecer a plataforma Alyne em defesa das mulheres negras.
Dentre os debates colocados durante o encontro, a questão de gênero e raça são vistas como fundamentais para pensar e refletir acerca das desigualdades existentes na sociedade. O racismo institucional e as constantes violações de direitos das mulheres são áreas importantes de serem visibilizadas na luta por Direitos Humanos. O projeto se propõe ainda a ter uma mobilização para além da internet, consolidando eventos de construção com espaços de troca presenciais.
Com duração prevista até 2018, o projeto “Mulheres Negras Fortalecidas na Luta contra o Racismo e o Machismo” reúne as seguintes entidades: Ibase, Fase, Criola, Inesc, Instituto Pólis, Ação Educativa e Oxfam Brasil.
 

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »