Notícias

Incid promove Fórum da Rede de Cidadania Ativa

Por Ibase
O prédio cimentando do Ciep Pedro Amorim, em Iataboraí, ganhou um ar acolhedor com a decoração de chitão colorido com flores para o II Encontro do Fórum de Cidadania Ativa do projeto Incid, no último dia 4 (dezembro). Dias antes, a equipe do projeto se dedicou a organizar o evento de modo a tornar o ambiente colorido, musical e alegre para os representantes de organizações da sociedade civil que atuam nos 14 municípios de abrangência do Incid, no Rio de Janeiro. Conseguiram.
As flores do chitão estavam por toda parte e o repertório musical animou os representantes das organizações, algumas já parte do Banco de Dados e Espaços de Ação Cidadã do Incid e outras cadastradas durante o evento, que tiveram a chance de trocar informações sobre suas ações nos territórios de Silva Jardim, Guapimirim, Teresópolis, Friburgo, Cachoeira de Macacu, Niterói, Maricá, Tanguá, Rio Bonito, Magé, São Gonçalo, Itaboraí, Saquarema e Casimiro de Abreu.
Cada uma das organizações ganharam uma tenda para apresentar suas ações, que após o evento ficou como doação do Incid. Circulando por elas, foi possível conhecer, por exemplo, os Mapas de Cidadania sobre temas de Educação, Saúde e Direito à uma vida segura para as mulheres, desenvolvidos pela equipe do projeto em parceria com os territórios; as ações de prevenção à Aids; os projetos na área de economia solidária; cultura e de agroecologia.
Após a troca de experiências e informação entre as organizações, houve uma segunda etapa do evento: a discussão, em grupos, de cinco temas pertinentes às demandas de violações de direitos nos territórios, para que fossem analisadas em grupos de diálogos nas áreas de Direito à uma Vida Segura para as Mulheres, Meio Ambiente, Direito à Educação; Direito à Saúde; e |Agricultura familiar. Após esta fase, houve uma plenária da rede de Cidadania Ativa onde foram apresentados desafios e prioridades para uma agenda de luta nos territórios, além de pactuados encaminhamentos para o novo Encontro, em janeiro.

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »