Notícias

Encontro debateu ações de juventude sobre o direito à cidade

Entre os dias 29 e 31 de outubro aconteceu, no Rio de Janeiro, o Encontro Final de Parceiros do Programa OD realizado pelo Ibase com o apoio da Ajuda da Igreje Norueguesa (AIN). O evento reuniu os coletivos de jovens do Santa Marta e de Campo Grande para debater os trabalhos que desenvolveram acerca do direito à cidade durante todo o projeto “Cidade, Mudanças Climáticas e Ação Jovem”. Os participantes avaliaram como foi esse diálogo com os demais jovens da cidade e os impactos das campanhas desenvolvidas pelos coletivos. Além disso, a ideia foi refletir sobre a importância dos 5 anos do projeto e qual o legado desta construção para cada um dos participantes. Nessa trajetória, vale destacar as campanhas: “Eu quero o Santa Marta Limpo” que visa conscientizar sobre o descarte responsável de lixo; e “Ônibus, me pega!” do Coletivo Campo Grande que debate e reivindica políticas para a mobilidade urbana.
Na perspectiva de garantir mais incidência das políticas debatidas e desenvolvidas pelos jovens dois produtos foram apresentados: uma revista e um vídeo, ambos debatendo os principais temas levantados pelo projeto. O objetivo é que esses materiais estimulem e provoquem o debate acerca das lutas sobre o direito à cidade e também sejam uma ferramento de apoio para as juventudes neste debate.
Para fechar o encontro o último dia foi destinado para debater políticas para a juventude no país. A fim de avançar no debate, foi destacado um ponto especial sobre o extermínio da juventude negra e pobre por conta de sua relevância no cenário atual. Para se ter ideia, 77% das vítimas de homicídios no país são negros e negras. Neste contexto, para além de fazer um debate que encerre o projeto, a ideia foi compartilhar a visão dos participantes e pensar contribuições para que tais discussões continuem avançando na luta por direitos e provocar uma participação ainda maior da juventude no debate e na ação política no país.

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »