Notícias

Seminário destaca questões da mineração no Tapajós

Por Rosa Rodrigues
UFOPA
Discutir sobre os conflitos na região do Tapajós referentes aos projetos de mineração. Essa é a proposta do Seminário Mineração no Tapajós, que está sendo realizado no Seminário São Pio X, desde ontem, 17.
O encontro, que se encerra hoje, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com a Pastoral Social da Diocese de Santarém, Fórum da Amazônia Oriental (Faor), Movimento Tapajós Vivo, Fase Amazônia e Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Entre os temas das mesas de debate estão: “As resistências em defesa dos territórios frente à mineração no Oeste do Pará: desafios e potencialidades para as comunidades e movimentos”; “Mineração na Região do Tapajós e Amazônia” e “O Plano Estadual de Mineração 2013-2030 e os impactos socioambientais sobre os territórios”.
Na mesa de abertura, o diretor da Fase/Faor, Guilherme Carvalho, destacou a importância da Ufopa nas discussões, porque o conhecimento científico é necessário no debate. A coordenadora do Ibase, Maria Helena Rodriguez, informou que neste seminário se busca a identificação das situações que estão acontecendo na região, fazendo um diagnóstico a partir das organizações presentes.
A reitora destacou que é importante o debate que se faz no seminário sobre a integração da região em meio aos projetos de desenvolvimento econômico e que a Universidade também está inserida nesse contexto.
 

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »