Notícias

Encontro do Incid inicia preparação avalia atuação das Redes e prepara Fórum Regional

Por Ibase

Foi realizada na última quinta-feira (27) o IV Encontro Grupo de Referência Técnico Científico Incid. O encontro reuniu a equipe composta pelos articuladores e pesquisadores dos municípios pesquisados para apresentar e avaliar o andamento do projeto até o momento. Na abertura da Reunião, o coordenador do Ibase destacou a importância de uma reunião com diversas pessoas na atual conjuntura que ainda tem elementos de crise.

Na parte da manhã, a reunião avaliou a articulação junto às redes nos municípios e como as mesmas têm interagido com a equipe do projeto. Foi ressaltada a dinâmica específica que cada rede ganhou, tendo cada uma sua particularidade na atuação em cada teritório dialogando com a agenda que os participantes já participavam e levando novas questões. Foram apresentados os primeiros Mapas da Cidadania já produzidos pelas redes avaliando alguns indicadores, são eles: Direito a participação e ação em Niterói;Direito à Cultura em Cachoeira de Macacu; Direito à Vida Segura das Mulheres em Niterói; e Direito à Educação em Rio Bonito. A ideia é mapas sejam disponibilizados e que tenham a possibilidade de serem alterados ao longo do tempos pela própria articulação das redes e dos possíveis usuários.

Na parte da tarde os participantes trocaram experiências os cinco Ateliês de Comunicação já concluídos com a produção de jornais, canal no youtube, fanpages, fanzines, dentre outras ações. A avaliação é de que a comunicação tem ajudado na identificação local, facilitando o trabalho da rede e dos articuladores.

Os participantes apontaram como pontos importantes para as próximas etapas do projeto a criação de estratégias para pensar o território do Conleste, pactuação da Cidadania Ativa das redes e como as redes vão se articular. Além disso, serão realizados alguns encontros antes do Fórum Regional previsto para novembro. A ideia é reunir ainda o grupo dinamizador para discutir indicadores de mobilidade e fazer ainda dois pré-encontros como preparação de novembro.

Autor

Comunicacao Ibase

Tradução »