Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2014
Plenária de Unificação das Lutas
Democratização da Mídia e Reforma Política com Participação Popular

559577_1502859176645782_3714365333803881361_n
A campanha eleitoral para a Presidência e os mais recentes acontecimentos políticos no País colocaram na ordem do dia os debates sobre a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.
Os setores conservadores já se organizam para travar a disputa em torno desses dois temas. Por um lado, tentam fazer avançar no Congresso, sem a participação popular, um projeto de reforma política que, entre outras coisas, constitucionaliza a contribuição de empresas para campanhas eleitorais (revertendo a decisão que está em vias de ser tomada pelo STF) e institui o voto distrital para o Poder Legislativo.Por outro lado, buscam associar qualquer tentativa de regulação das concessões públicas dos meios de comunicação com um falso cerceamento à liberdade de imprensa.
É preciso que os setores comprometidos com as causas populares, progressistas e de esquerda se organizem também para fazer essa disputa que será dura, em defesa de uma reforma com participação popular que garanta o aprofundamento da democratização de nosso sistema político, inibindo a força do poder econômico, corrigindo as distorções de representatividade e ampliando os mecanismos de participação direta do povo, e em defesa da democratização dos meios de comunicação, com iniciativas como o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática.
Devemos buscar consensos e atuações unitárias e convergentes onde isso for possível, respeitando sempre posições e estratégias divergentes entre nós. Mas o momento é, mais do que nunca, de apostar naquilo que nos une, e não naquilo que nos divide. Com a convicção de que apenas a pressão de uma grande mobilização popular, nas ruas e nas redes, poderá nos fazer avançar nas reformas que desejamos para a sociedade brasileira.
Com o intuito de buscar esses consensos e iniciativas de atuação em conjunto, e organizar a luta pelas reformas, estamos convocando uma grande Plenária Estadual a ser realizada no próximo dia 27 de novembro, às 18 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas, 502 – 21º andar – Centro).
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE
Central Única dos Trabalhadores – CUT
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Partido dos Trabalhadores – PT
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Partido Socialista Brasileiro – PSB
Mandato do Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL)
Mandato do Vereador Reimont (PT)
Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro – SENGE/RJ
Campanha Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma Política
Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações – FNDC
FALE-Rio
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Fora do Eixo
Movimento Nacional de Rádios Comunitárias – MNRC
Marcha Mundial das Mulheres
Articulação de Mulheres Brasileiras no Rio de Janeiro – AMBRio
União Brasileira de Mulheres – UBM
Consulta Popular
Ação Crítica
Ação Popular Socialista – APS/PSOL
Levante Popular da Juventude
Kizomba
CSD (CUT Socialista e Democrática)
Para aderir é só enviar email para: plenariadeunificacaodaslutas@gmail.com

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »