Notícias

Grafiteiros dão seu recado sobre cuidados com o lixo no Santa Marta

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2014

Grafiteiros dão seu recado sobre cuidados com o lixo no Santa Marta


Por Itamar Silva
Diretor do Ibase

10679721_657403187690324_3849547269174967162_o
Sakoro Sako, TICK, COYOTE, Mano TIM, CAND, ACME, MEMI, GLOYE, FORO, BREND, ERKO TAINAN e SOWTTO. Os nomes são diferentes, fogem ao padrão que utilizamos para batizar os filhos. No entanto, são nomes que afirmam identidades e que expressam a vontade de quem o carrega. Os grafiteiros ocuparam, definitivamente, a cena urbana. Gostando ou não, eles estão por aí ocupando “territórios’ na cidade e expressando sua arte, que flutua entre a repulsa e o encantamento. Mas sempre deixando mensagens pela cidade.
No domingo, 20 de setembro, esse grupo de 13 grafiteiros, se reuniu no Santa Marta para participar da campanha “Eu Quero o Santa Marta Limpo”, uma campanha do Ibase, em parceria com o Grupo Eco e apoio da entidade norueguesa AIN-OD, de sensibilização dos moradores para lidar com produção e os problemas causados pelo lixo. No início eram dois que rapidamente se multiplicaram e abraçaram a causa da Campanha. Eles vieram de diferentes partes da cidade, mas todos atuaram no Santa Marta com o respeito e a emoção de quem está fazendo o bem para o seu lugar. Foi um dia inteiro de arte e harmonia. Foi interessante ver o processo criativo e a interação entre eles. Cada um tem a sua marca mas isso não impede que outro complemente, palpite, interaja. Um aprendizado de coletividade.
O resultado desse dia de trabalho foi fantástico. Eles captaram a alma da campanha: sensibilizar os moradores pela beleza e compromisso de cada um de fazer do Santa Marta o lugar mais bonito.
10603966_657403217690321_6956239235314961090_o
O Coletivo Santa Marta, grupo de moradores que anima a Campanha, deu o apoio necessário ao bom desenvolvimento do trabalho e se beneficiou da convivência desse grupo de grafiteiros que doaram seu domingo para deixar o Santa Marta mais bonito.
Nosso muito obrigado: Sakoro Sako, Tick, Coyote, Mano Tim, Cand, Acme, memi, Gloye, Foro, Brend, Erko e Sowtto. O Coletivo Santa Marta agradece a participação de vocês nesta Campanha.
As intervenções podem ser vistas na área onde a Comlurb faz recolhimento de lixo na entrada da favela e, subindo pela Cantão, na área do cruzeiro.

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »