Notícias

Em defesa da soberania nacional e da manutenção da legalidade na Venezuela

O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI), formado por acadêmicos, representantes de movimentos sociais, partidos políticos, organizações não-governamentais e outros integrantes da sociedade civil brasileira, manifesta sua solidariedade ao povo e a governo da República Bolivariana da Venezuela diante das ameaças à ordem constitucional que esse país irmão tem enfrentado nas últimas semanas.
Entendemos que a Venezuela vive uma era de enormes transformações no sentido do aprofundamento da democracia e do avanço da justiça social, em um processo permanentemente respaldado por eleições livres, reconhecidas por observadores internacionais independentes. Para nós, brasileiras e brasileiros, tem sido especialmente importante a contribuição venezuelana para o projeto coletivo da integração regional.
Tudo isso nos leva a tomar uma firme posição em defesa da soberania nacional e da manutenção da legalidade na Venezuela. Repudiamos a tentativa de desestabilização do governo legítimo do presidente Nicolás Maduro, assim como qualquer tipo de ingerência externa nos assuntos venezuelanos.
Neste momento, defender a democracia, a paz, os direitos humanos e o respeito à Constituição na Venezuela significa defender esses mesmos valores em toda a América Latina.
São Paulo, 7 de março de 2014
Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI)
grri@brasilnomundo.org.brblogbrasilnomundo.wordpress.com
 

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »