11/12/2013
O diretor do Ibase Itamar Silva participou, na semana passada, do IV Ciclo de Debates de Políticas Públicas: as organizações sociais como promotoras de políticas públicas, dirigido a graduandos do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). O evento, promovido pela Republicana – Empresa Júnior do Campo de Públicas da UFRRJ e coordenado pelos professores Biancca Scarpeline de Castro e Gustavo Costa de Souza, teve como proposta discutir o papel das organizações sociais na sociedade contemporânea, destacando sua atuação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Além de Itamar, o IV Ciclo contou com a participação de Guilherme Souza Magalhães, coordenador do Observatório Social da cidade de Niterói. O debate teve a mediação de Débora Franco Lerrer, professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da UFRRJ.
Na palestra, Itamar apresentou a história do Ibase, chamando a atenção para a importância de Herbert de Souza (Betinho) – que foi uma das pessoas a criar o Ibase, em 1981. E também falou sobre as pesquisas e projetos realizados pelo instituto. Campanhas como “Ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida”, “Onde você guarda o seu Racismo?” e o apoio a eventos como o “Fórum Social Mundial”, endossam a importância do Ibase na definição de políticas públicas de combate à fome e ao racismo, entre outras. E, ainda como o Ibase está atento para novos temas que se refiram à ampliação da democracia e cidadania.

Itamar Silva, em palestra na Universidade Federal Rural

Em seguida, a Professora Débora Franco Lerrer chamou a atenção para o papel do Ibase em estabelecer diferentes bandeiras políticas, como a Reforma Agrária, os direitos das minorias e da atual bandeira da transparência em instituições públicas – principalmente com o projeto “Desenvolvimento e Democracia: por um Banco de Desenvolvimento com Justiça Social e Ambiental”, voltado à aplicação do acesso as informações do BNDES.
Maiores informações acesse o blog do evento: http://politicaspublicasemdebate.wordpress.com/

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »