No começo do ano, o Canal Futura realizou fóruns voltados para a juventude que deram origem à série “Diz aí”, com programas de curta duração sobre o tema. Os roteiros para a construção da série foram feitos em parceria com o Fórum de Juventude do Rio de Janeiro, do qual o Ibase faz parte – algumas das reuniões do grupo, inclusive, aconteceram no Ibase. O Fórum é composto por jovens, moradores de favelas e da periferia e por organizações e movimentos de Juventudes ou que desenvolvam trabalhos de juventude. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi exibido no canal o primeiro programa da série.

Divulgação/Querô Filmes

Em um dos vídeos, as imagens vão sendo pontuadas por frases que calam fundo, como a de Enderson Araújo: “A gente não tem perspectiva de vida, mas, sim, expectativa de morte”. Caroline Amanda também traz lucidez ao debate, com a seguinte afirmação sobre o lugar onde mora em São Paulo: “Aqui não tem só o crime organizado. O crime organizado é um reflexo da falta de políticas públicas neste espaço”.
No vídeo, houve a participação de jovens como a rapper Janaina Oliveira, a ReFém, o jornalista Diego Santos, do Ocupa Borel, e Daiana da Silva, do núcleo de mulheres jovens da Casa da Mulher Trabalhadora. Vê-lo é encarar o racismo no Brasil.
Veja aqui um dos vídeos da série

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »