Notícias

Papa Francisco e as manifestações no Brasil

Em meio a uma das maiores ondas de manifestações populares vistas na história, o papa Francisco visitou o Rio de Janeiro. Com um discurso de abertura da igreja católica e apoio às manifestações, ele provocou inúmeras reflexões. Qual a possível relação entre esta “nova igreja” desejada por vários de nós, um novo protagonismo popular e os movimentos sociais no Brasil?
O Ibase, o IFHEP e a Rede Fé e Política/RJ convidam você para debater sobre o tema, no conversatório “Papa Francisco e as manifestações sociais no Brasil”.
Venha debater conosco!
Dia 29/8 (quinta-feira), às 17h30
No Ibase: Avenida Rio Branco, 124/8o andar, Centro
Debatedores: Chico Whitaker (Comissão Brasileira de Justiça e Paz), Cleonice Dias (Ceacc/Cidade de Deus) e Jorge Romano (antropólogo, CPDA/UFRRJ).
Para movimentar o debate, divulgamos dois documentos:
Carta dos Bispos Eméritos aos Bispos do Brasil, assinada por Dom José Maria Pires (arcebispo emérito da Paraíba), Dom Tomás Balduíno (bispo emérito de Goiás) e Dom Pedro Casaldáliga (bispo emérito de São Félix do Araguaia). Eles saem à frente na largada que Francisco pede à igreja;
Pacto das Catacumbas, assinado por 40 padres conciliares e divulgada pela RELAMI (Rede Ecumênica Latino-Americana de Missiolog@s)

 

Autor

Martha Moreira

Comentário 1

  1. Flavia
    29 de agosto de 2013 Responder

    Simplesmente adorei. Sou nova no Fé e Política e na militância em uma comunidade aqui em São Gonçalo. O debate foi bastante proveitoso e me deu ânimo para a caminhada. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »