O livro “O Brasil de Betinho”, lançado na última quarta-feira, dia 7, é uma celebração e uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, que faria 77 anos neste mês de novembro e faleceu há 15 anos, em 1997.
Organizado por Dulce Pandolfi, Augusto Gazir e Lucas Corrêa, o livro é uma coletânea de fotos e citações de Betinho sobre fatos ocorridos durante a sua vida. Além disso, a publicação vem acompanhada de um DVD com os curtas “Super Betinho” e “O dia da cura”, além de dois vídeos da Ação da Cidadania. “O livro conta a história das lutas de Betinho e do Brasil, já que reúne o olhar dele sobre fatos importantes na História do país. Foi uma grande aventura mergulhar nesse arquivo”, disse a historiadora e pesquisadora Dulce Pandolfi.
Para Cândido Grzybowski, diretor do Ibase, o livro é importante na medida que relembra não só a trajetória, mas também a ideologia da grande figura nacional que foi Betinho: “O livro também é uma ferramenta que pode servir de inspiração para as pessoas que entrarem em contato com ele. Também tem esse papel o arquivo Herbert de Souza, que está no CPDOC e receberá o Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco”, comentou o diretor do Ibase.
Para espalhar a ideologia da cidadania ativa e democracia radical do sociólogo, “O Brasil de Betinho” foi distribuído gratuitamente para os presentes no lançamento e está disponível para download gratuito no seu hotsite: http://ibase.br/obrasildebetinho.

Autor

Martha Moreira

Comentários 5

  1. Nára Clebia Morais Recktenwald
    8 de novembro de 2012 Responder

    Como faço para conseguir um exemplar?
    Nossa ONG foi formada em 1993 e Betinho é nossa inspiração até hoje. Qualquer evento como formatura de alunos, desfiles cívicos… levamos a foto dele sempre.
    Fazer download não será a mesma coisa.
    Por favor me digam onde adquirir o livro que fará parte da nossa biblioteca.
    Mais detalhes sobre o Comitê da Cidadania acessem o site:
    http://www.comitecidadania.com
    Obrigada.
    Nára – presidente

  2. arcelina helena publio dias
    9 de novembro de 2012 Responder

    Ammigos do Ibase,
    conforme escrito acima, entre no hotside para fazer o download gratuito do novo livro do Betinho… Fui incapaz de prosseguie além da capa… Será que vc não podem enviar um livro para mim. Eu pago o frete.
    sou da geração do Betinho e militante e apaixonada por ele. Ele fez a contra capa do meu livro Crônica do Salário mínimo. um abraço a todos que trabalham para manter sua memória bem viva!
    arcelina helena

  3. marta
    13 de novembro de 2012 Responder

    Eu tambem nao consegui o download do livro.

  4. miriam collares
    16 de novembro de 2012 Responder

    Fico feliz em ver esse belo trabalho e honrada em ter dado uma pequena contribuição na organização do arquivo pessoal do Betinho e da documentação do Ibase!

  5. Jenário Alves
    7 de dezembro de 2012 Responder

    Fisicamente conheci o saudoso Betinho em Brasilia na “primeira e única”coferencia nacional de segurança alimentar que por sua vez foi única por conta da independencia e participação popular e ainda o compromisso das grandes figuras presentes como D.luciano Mendes,D.Mauro Morelli,Marcelo Lavaneri e o pai da cidadania Betinho.Experiencia que já mais esquecerei,tenho uma foto com o Betinho e registrado tudo que ele disse,que parece que foi ontem…Figuras como ele deveria ser mais reconhecido e conhecido em especial para nossos jovens,por onde ando o coloco como a maior das expressões cidadãs e solidárias de um país chamado Brasil,viva Betinho que sempre quis e lutou por um bem viver a todos e todas…
    Preciso urgentemente desse livro.abraços,Jenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »