Começaram neste mês de maio as atividades da parceria entre a Esfera e o Ibase. A Esfera está trabalhando com o Ibase novas formas de visualização e disponibilização de dados sobre a instituição e também as informações processadas pelos seus projetos.

A Esfera se define como um “think-and-do tank”, uma “empresa com espírito crítico e engajado, que pretende gerar discussão pública e ação, com foco em política e internet”, com o objetivo de promover a transparência pública e a participação política.
“Fazemos parte de uma comunidade de mais de 800 pessoas, entre desenvolvedores, hackers, profissionais de Internet e ativistas, representantes de ONGs, pesquisadores, comunicadores e advogados, chamada Transparência Hacker. Juntas, essas pessoas criam projetos que ressignificam a informação pública disponível na rede”, afirma o site da Esfera.
A Esfera monitora e desenvolve no Ibase projetos pilotos de transparência de dados. Nesse processo, o pessoal do Ibase é capacitado e se integra à discussão e à rede hacker. Hacker, no caso, é quem atua para tornar informações transparentes e acessíveis. Não tem nada a ver com quem invade computadores em busca de favorecimento pessoal.

Autor

Martha Moreira

Comentário 1

  1. Ivonio Barros
    22 de maio de 2012 Responder

    O Ibase está de parabéns por mais essa iniciativa inovadora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »