Notícias

Comissão da Verdade: Anistia não é amnésia

Do Canal Ibase
A presidenta Dilma Rousseff instalou nesta quarta-feira (16) a Comissão da Verdade, que vai apurar nos próximos dois anos as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Participaram da cerimônia quatro ex-presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.
Releia a coluna de Cândido Grzybowski sobre o tema, publicada em abril no site do Ibase, “Anistia não é amnésia“. Grzybowski falou sobre a importância da memória no processo de superação do passado: “Temos um buraco obscuro que dificulta pensar o futuro. Se botar luz em tal buraco cria problemas políticos para alguns, aumentam as razões para empreender tal tarefa”.
No ano passado, antes da aprovação da comissão, Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, publicou um artigo na Democracia Viva sobre o assunto. “Nesta, como em qualquer outra luta, é preciso compreender o cenário com todas as suas complexidades e contradições, para adotar uma ação e um discurso que produzam os resultados visados, e não mera retórica ideológica”, disse. Clique aqui para reler o artigo na íntegra.
 


Foto: Agência Brasil

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »