Notícias

Greenpeace adere ao Observatório do Pré-sal

O Greenpeace, uma das mais importantes organizações ambientalistas do mundo, agora faz parte do Observatório do Pré-sal, uma iniciativa do Ibase, com apoio da instituição Revenue Watch, passando a integrar seu Comitê Político. Também são parceiros do Observatório a ONG Fase, a Federação Única dos Petroleiros e a organização Justiça nos Trilhos.
Há mais de duas décadas atuando no Brasil, o Greenpeace contribuirá para ampliar o debate sobre o conflito existente entre a exploração de combustíveis fósseis e o meio ambiente em nosso país.
O desmatamento zero na Amazônia e a promoção de uma matriz energética renovável são os principais temas tratados pelo Greenpeace no Brasil para o combate ao aquecimento global. Estes temas estão profundamente ligados à lógica de atuação do Observatório do Pré-sal.
Hoje, a indústria extrativa aponta a Amazônia e a zona costeira brasileira como os principais territórios a serem ocupados pela expansão da exploração de combustíveis fosseis no Brasil, intensivando o conflito já existente com as comunidades e com a biodiversidade. Ao mesmo tempo, a ampliação da produção de petróleo e gás no Brasil contribuirá muito negativamente sobre o panorama das mudanças climáticas, a partir de um aumento desenfreado nas emissões de CO2 na atmosfera, mantendo o Brasil como os principais emissores de gases de efeito estufa.

Autor

Martha Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »