Notícias

Município do Rio de Janeiro realiza Conferência de Juventude pela primeira vez

A Conferência Carioca de Juventude acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro no Instituto Superior de Educação do RJ, na Tijuca, e dela irão participar 600 pessoas, entre jovens, educadores, gestores e pessoas que lidam diretamente com a temática. Seu objetivo será debater as políticas públicas de juventude existentes no município ampliando o debate sobre direitos e desenvolvimentos dos(as) jovens que vivem na cidade. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do blog da conferência: http://conferenciacarioca.blogspot.com/.
A Conferência Carioca de Juventude faz parte do processo da 2ª Conferência Nacional de Juventude que está acontecendo em todo território nacional e culminará com o encontro nacional que irá debater as políticas públicas de juventude e seus marcos legais, entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em Brasília. De acordo com o blog oficial do encontro, a conferência pretende aprovar resoluções e recomendações de políticas públicas de interesse da juventude da cidade. Ibase, Cedaps, Conexão G, Arco Íris, Observatório de Favelas, Pastoral da Juventude, UEE-RJ, AMES, Escola de Gente e outras organizações da sociedade civil integram, com representações do poder público, a Comissão Organizadora da Conferência Carioca de Juventude.
O mote da 2ª Conferência Nacional de Juventude é “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil!” e  está estruturada a partir de três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. No processo que culmina no encontro nacional, além das conferências convocadas pelos governos municipais e estaduais, podem ser convocadas conferências livres por grupos e organizações da sociedade civil. As propostas saídas de todas as etapas devem ser encaminhadas à comissão nacional responsável pela sistematização de todo o debate. As informações para construção de conferência livre, bem como seu regimento interno e documento base estão disponíveis no hotsite da conferência: http://conferencia.juventude.gov.br/.
A 1ª Conferência Nacional de Juventude aconteceu em 2008 com o mote “Juventude, levante sua bandeira!” e reuniu cerca de 400 mil pessoas. Nesse processo, foram tiradas 70 resoluções e 22 prioridades para as políticas públicas de juventude. Em 2008, a Prefeitura do Rio de Janeiro não convocou etapa municipal. Essa será a primeira vez que o município do RJ participa do processo da Conferência Nacional de Juventude.

Autor

Martha Moreira

Comentários 2

  1. ariel
    28 de agosto de 2011 Responder

    Muito importante para os jovens de Friburgo esta participação ,uma conferencia que com certeza trara muita felicidade e oportunidade para os jovens de cidades do interior que sofrem pelo abandono das autoridades pelo descuido sem a atração de atividades construtivas.

  2. carlos alberto ramos santos
    8 de setembro de 2011 Responder

    Viver é pensar coletivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »